Olá, tudo bem? Hoje vamos descobrir o que é preciso fazer para se ter bons resultados quando o assunto são impressos!

É verdade que todo mundo quer ter ótimos resultados com pouco trabalho, nós também gostaríamos, mas a realidade é um pouco mais dura.

Um pouco, mas não excessivamente. E sabe por que? Porque para se obter bons resultados em qualquer tarefa é necessário sempre PLANEJAMENTO.

Já falamos que o planejamento é a chave do sucesso das ações de marketing. Mas hoje, vamos falar sobre o planejamento dos impressos.

 

POR QUE PLANEJAR

O planejamento é a base de qualquer trabalho, em qualquer área e em qualquer situação. 

Quando planejamos algo, já sabemos como lidar quando algo não sai exatamente como esperado e, muitas vezes, temos até um plano de contingência.

Planejar o desenvolvimento de materiais gráficos é a mesma coisa.

Para cada setor de atuação há um material considerado “o mais importante”. Por exemplo: para as panificadoras, o saco de pão e o rolo de papel de embrulho podem ser os impressos mais importantes. Para um bar, as comandas. Para um lava rápido, os tapetes. Enfim, cada área tem as suas peculiaridades, mas há algo em comum em todas elas: todas usam materiais gráficos impressos e ficar sem eles pode comprometer o bom funcionamento do negócio!

Quando nos planejamos, conseguimos incluir novos materiais para a captação e fidelização de clientes que vai além dos triviais citados como exemplo aí em cima.

E planejar não é só separar um dinheiro para ligar na gráfica e “mandar imprimir”.

Planejar vai muito além disso! Planejar é visar bons resultados!!!

Quando se planeja materiais gráficos, o planejamento engloba diversas informações utilizadas no briefing para o desenvolvimento da arte e, posteriormente, para a impressão do material. Isso mesmo! A impressão do material também pode utilizar do briefing.

Quer ver um exemplo?

Você pensa em fazer uma pasta para atender clientes do sexo feminino com um altíssimo poder aquisitivo. O briefing da arte já previa uma diagramação em preto, branco e dourado, mas, chegando na gráfica, viu que era possível não somente a impressão em dourado, mas o uso do Hotstamping dourado que traz muito mais elegância ao material.

Para atingir o público certo da forma certa é preciso estabelecer muito mais do que um budget. É preciso definir, por exemplo:

  • Quem é o seu público;
  • O que ele gosta;
  • Qual a melhor comunicação visual o atrai;
  • Como passar mais profissionalismo perante os concorrentes;
  • Como atrair mais a atenção desse potencial cliente;
  • Orçamento disponível;
  • Como será realizado a abordagem;
  • Entre outros aspectos.

De nada adianta fazer um folder cheio de acabamentos nobres se a intenção é distribuir por aí em massa. Nesse caso, vale mais a pensa um flyer.

O contrário também não cai muito bem. Se você vai entregar um material em mãos, ele será muito mais bem recebido se for mais sofisticado.

Esses detalhes fazem toda a diferença para trazer os bons resultados que todo mundo espera!

Dá trabalho? Sim, afinal, ele é necessário. Mas não se assuste, pois o planejamento não é algo absurdo e de outro mundo. Aos poucos você perceberá que é possível incluir o planejamento de forma natural nos seus processos de trabalho. E aí colherá sempre os frutos dos bons resultados 😉

 

 

 

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