Olá, tudo bem? Você já fez o seu planejamento de 2018?

É muito comum chegar no começo do ano e refletir sobre como foi o ano anterior. Lamentar se foi ruim e agradecer se foi bom. Mas, muitas vezes, acabamos esquecendo de fazer o essencial, que é um planejamento de ações estratégicas.

O ideal é que o planejamento seja feito sempre no ano anterior, mas vamos usar o ditado que é sempre melhor “antes tarde do que nunca”. E como ainda estamos na primeira quinzena de Janeiro, ainda há tempo para se planejar e construir um ano fabuloso para sua empresa.

A primeira coisa que você deve fazer é analisar de onde você veio e para onde você gostaria de ir. Não fisicamente, mas estrategicamente. Quer um exemplo?

“João veio de um cenário onde em 2017 ele teve muitas perdas no primeiro trimestre, mas com ações de marketing conseguiu reverter o quadro totalmente e fechou o ano com um crescimento de 12%. Agora, prevê crescer mais 17% em 2018”.

É muito importante que você saiba a real condição em que sua empresa se encontra e as reais possibilidades também. Embora acreditamos que tudo seja possível e alcançado, não se iluda com os resultados alheios. Muitas vezes o suor do trabalho duro é escondido e somente as recompensas mostradas. Então, esteja preparado tanto para o momento difícil quanto para as recompensas!

Com isso definido, estabeleça objetivos e metas. E tem diferença? Sim!!! O objetivo é onde se quer chegar e a meta é como se faz para alcançar. Vamos ao exemplo:

“O objetivo de João é crescer 17% em 2018. Sua meta é intensificar o time de vendas no primeiro trimestre para conseguir chegar ao seu objetivo”.

Feito isso, determine um orçamento para a área de marketing. É muito importante que a área de marketing tenha uma verba para custear itens como manutenção do site, envio de e-mails marketing, suporte da agência de publicidade, impressão de materiais gráficos, eventos, entre outros itens.

E o marketing deve trabalhar tanto para o público externo fornecedores e, principalmente, clientes e prospecções, como também para o público interno: funcionários. Afinal, a primeira pessoal que precisa vender o seu produto e a sua marca é quem trabalha ali.

Por isso, cuidar da imagem corporativa e da área de marketing em si é tão importante para a empresa como escovar os dentes é para as pessoas que ali trabalham!

Ao fazer o seu planejamento, leve em consideração qual é o core da sua empresa, as datas comemorativas e sazonais do ano e a verba e mão de obra disponível.

Lembre-se: a direção é sempre mais importante do que a velocidade. E em qualquer momento do seu plano, a Gráfica Cartex estará disponível para oferecer os melhores impressos para sua empresa!

 

 

WhatsApp chat