Olá, tudo bem? Hoje vamos falar sobre 5 dicas incríveis para aumentar a sua produtividade no trabalho!

Abstract Double exposure of Business man touching an imaginary screen against white background

A tecnologia que tanto nos ajuda nos dias de hoje pode ser a mesma que vem nos atrapalhar. Que atire a primeira pedra quem nunca perdeu mais tempo do que gostaria olhando as redes sociais ou, então, participando das conversas dos infinitos grupos de Whatsapp.

Com tantas armadilhas que temos que enfrentar nos dias de hoje é preciso ficar atento para não perder a produtividade no trabalho. Por isso, listamos aqui 5 dicas bem legais para você manter e aumentar a sua produtividade.

 

1. Planeje-se!

Planejamento é tudo! E com o dia e/ou a semana planejada, você conseguirá dar prioridade ao que é mais importante (ou urgente) e também conseguirá incluir as tarefas menores nas lacunas entre as coisas importantes.

Parece bobeira, mas quando temos uma visão geral do nosso dia, conseguimos fazer muito mais coisas do que quando deixamos a agenda solta. Isso porque conseguimos identificar todas as atividades que precisam ser realizadas no dia e todo o foco se volta para isso, para completar as atividades destinadas para aquele dia.

 

2. Foco

Não basta se planejar. É preciso manter o foco também!

Por isso, procure formar uma rotina para manter o foco no produtivo o máximo de tempo possível. Você pode, por exemplo, ler seus e-mails em horários específicos (ex.: logo quando chega no escritório, às 10h, às 14, e antes de ir embora), dessa forma, você não para algo importante no meio e ainda consegue, nesse momento, aproveitar para fazer aquela pausa de 5 minutos para o café, que além de desestressar, ajudar a aumentar a produtividade.

 

3. Qualidade de Vida

Outro ponto muito importante é você manter a qualidade de vida em dia. Ninguém consegue ser produtivo se dorme mal ou se vive com azia porque se alimenta mal.

Então, procure dormir bem, em um ambiente que te faça relaxar e por, no mínimo, seis horas diárias. A alimentação também tem um grande peso na qualidade de vida, então, procure manter uma alimentação saudável e equilibrada. Isso irá garantir corpo e mente sã.

E, por último, mas não menos importante: procure fazer alguma atividade física. Isso ajuda tanto o corpo quanto a mente relaxarem ao dormir.

 

4. Peça feedback

Há muitos casos em que um feedback no momento certo evitaria um desgaste físico e emocional do profissional ou da equipe inteira.

Muitas vezes, o esforço em concluir um projeto para mostrar eficiência pode ser totalmente ineficiente, pois o seu superior ou cliente pode não gostar do resultado final e pode pedir para refazer todo o projeto.

Isso poderia ter sido evitado se houvesse ali feedback no meio do processo. Por isso, procure saber dos seus superiores e/ou clientes qual a opinião deles durante o processo. Você pode definir, por exemplo, que esse retorno possa ocorrer quando estiver com 25%, 50%, 75% e finalmente, com o projeto concluído. Desta forma, evitará, com certeza, os retrabalhos que tomam tempo e abusam da pressão psicológica de quem o precisa fazer.

 

5. Use a tecnologia a seu favor!

Hoje em dia há diversos programas e aplicativos para ajudar na produtividade profissional. Por isso, não hesite em tê-lo como aliado!

Entre os softwares que mais auxiliam na produtividade, os que trabalham com o conceito de Kanban* são os mais indicados, assim você consegue ter um panorama geral sobre as atividades e serviços que precisam ser executados.

O Trello, por exemplo, é uma excelente escolha para isso, pois além de ser gratuito (há uma versão paga, mas a versão grátis atende super bem), ainda possibilita o seu uso no navegador, se você estiver usando um desktop ou um app para sistemas Android e IOS

*Kanban é uma palavra de origem japonesa  cujo seu significado é “cartão” ou “sinalização”. Por isso, os quadros Kanban são preenchidos com cartões coloridos, onde cada cor indica um status do processo.

FALE COM A CARTEX