Olá, tudo bem? Hoje vamos abordar um tema muito importante para o crescimento e desenvolvimento saudável de qualquer empresa: o feedback.

Nada é mais desestimulante para um funcionário ou um prestador de serviços do que a falta de feedback. E para que você possa entender melhor esse conceito e aplicar em sua empresa, vamos abordar o tema e explicar exatamente o que é isso!

 

Afinal, o que é feedback?

O feedback é uma palavra de origem inglesa cuja tradução mais apropriada seria “dar retorno” sobre algo.

É preciso saber como as coisas estão indo. Não adianta ao final do projeto dizer com grosseria que o funcionário ou o prestador de serviços era horrível se o responsável por ele não dar retorno no meio do processo!

O feedback, além de motivar ajuda a economizar tempo e dinheiro com retrabalhos e, ainda, previne erros.

 

Como dar feedback a alguém?

Existem várias formas de fazer isso: telefonemas, e-mail, mensagem por Whatsapp, entre outras formas. Mas a melhor é sempre olho no olho, em uma conversa sincera, amistosa e construtiva.

É importante não confundir dar feedback com brigar ou humilhar a pessoa.

O feedback deve ser sempre construtivo, mesmo quando envolve críticas! Ou seja, quando há falhas que precisam ser corrigidas você deve apontá-las, mas também explorar o assunto, entender o porque da falha, argumentar e, claro, ajudar no desenvolvimento da pessoa! É isso que transforma o chefe em um líder!

E se há uma equipe envolvida, o ideal é dar o feedback particular e outro em grupo, afinal, cada indivíduo possui necessidades próprias, bem como o grupo, que também precisa de metas, objetivos e retorno sobre como está o seu andamento no geral.

Para ser mais eficaz, você pode usar ferramentas (há diversas prontas disponíveis na internet) para analisar como o indivíduo está progredindo. Você pode criar questionários com o Google Forms, por exemplo, para ter análises já tabuladas.

Também é importante que quem dê o feedback, além de saber falar, deve saber ouvir, afinal, é com a troca de informações e experiências que se constrói uma empresa mais rentável e sadia. O feedback deve ser uma via de mão dupla, ou seja, o líder também deve estimular que seus colaboradores façam comentários construtivos sobre a sua gestão.

 

Quando devo dar feedback?

Não existe uma periodicidade correta, mas em uma empresa vale separar ao menos um dia no mês para isto, todos os meses! Por exemplo: toda última sexta-feira do mês ou toda primeira segunda-feira do mês.

Há empresas cujo gestor prefere estar mais próximo de sua equipe e semanalmente faz uma reunião de feedback em grupo para discutir e estabelecer as metas daquela semana e faz uma mensal para falar sobre os resultados individualmente com o colaborador uma vez ao mês.

Outro momento importante (e imprescindível, eu diria) é no início e ao final de cada projeto (se o seu trabalho tem demandas por projetos). Com isso é possível medir a evolução pessoal de cada componente da equipe!

 

Eu nunca fiz isso e nem sei por onde começar

Se você pensou isso, fique calmo! Todo mundo tem uma primeira vez para tudo, inclusive para dar (ou pedir) feedback!

O mais importante é falar com clareza, de forma respeitosa e clara. Nada de por panos quentes e fazer perguntas manipuladoras para ouvir do colaborador somente coisas boas e que enchem o ego do líder.

O feedback é um momento onde duas pessoas ou mais expõe pontos e contrapontos. Onde há elogios e críticas construtivas, ou seja, o apontamento do problema com a solução ou com opções que podem mitigar o problema.

Se você quiser ir mais além, pode ler o livro Preciso saber se estou indo bem!, do autor Richard L. Williams – editora Sextante. Este livro é um material bem completo quando o assunto é dar e receber feedback.

 

Espero que você tenha gostado do assunto! Conte para nós como você costuma dar retorno sobre projetos e ações realizadas em sua empresa por seus colaboradores e prestadores de serviço!

E lembre-se, a Gráfica Cartex pode imprimir materiais de uso interno e externo com dados variáveis para que você arrase em suas reuniões!

WhatsApp chat