Olá, tudo bem? Você sabe o que é uma impressão digital?

Hoje falaremos um pouco sobre a impressão digital com tonner. Há outros tipos de impressão que são considerados digital, como a feita em ploter, por meio de tintas líquidas ou processos que usam tintas à base de óleo. Cada tipo com suas técnicas e particularidades.

Mas como disse, hoje vamos focar na digital que trabalha com tonner, como as que temos aqui na Gráfica Cartex.

O conceito da impressão digital está na possibilidade de realizar a impressão sem o uso de matrizes, como ocorre no processo offset. Logo, o equipamento digital possibilita a impressão de dados variáveis, como cartaz e impressos personalizados.

No caso dos equipamentos digitais com impressão em tonner, seu funcionamento é muito similar às impressoras à laser doméstica. O princípio é o mesmo, o que muda são as proporções de tamanho, qualidade e serviços adicionais, como a dobra do impresso.

Como já falamos aqui, a composição de cores da impressão é igual ao da offset, ou seja, em CMYK. O equipamento pode usar somente tonner preto ou utilziar as 4 cores: Ciano, Magenta, Amarelo e Preto. Um diferencial é que por não usar matrizes e imprimir diretamente do computador, caso o arquivo esteja em RGB, ainda é possível realizar a impressão, pois a mudança de uma gama de cores para a outra não altera tanto, neste caso.

Um outro fator importante é que a impressão OffSet trabalha com imagens em 300dpi, como vimos aqui. Já a impressão digital consegue reproduzir um impresso com menos dpi’s, sem comprometer a qualidade, desde que o arquivo final esteja bom. Vamos ser justos: Não adianta enviar um arquivo com uma imagem horrível e esperar que na impressão ela fique boa. o equipamento transmitirá ao papel exatamente a qualidade visto na tela.

Outra vantagem em usar este tipo de impressão está na quantidade. A tiragem pode ser pequena, exatamente porque ela não usa matrizes. Então, se você precisa de poucos impressos, esta impressora lhe atenderá perfeitamente!

Embora a qualidade dos impressos feitos nesses equipamentos supere as expectativas de quem o recebe, a fidelidade de cor não é tão alta e controlada como no offset, pois devido às suas características, o laser deixa as cores mais saturadas em algumas situações. Mesmo assim, a qualidade é notória quando se usa equipamentos de ponta, como as nossas.

Lembrou que precisa imprimir alguns materiais de baixa tiragem ou com dados variáveis? Então fale conosco agora mesmo!

WhatsApp chat