Olá, tudo bem?

Em nossa última postagem falamos sobre a diferença entre vetor e bitmap. Lá, abordamos um pouco sobre a qualidade para mostrar a diferença entre eles. Hoje, iremos falar somente sobre o bitmap.

Você já viu que para usar uma imagem da internet em seus impressos ela precisa estar bem grande, pois precisa ter, no mínimo, 300dpi’s. Isso significa que quando trazemos uma imagem da internet para o programa de edição, essa imagem precisa ter pouco mais que 4x o tamanho original da internet, que usa 72dpi’s por padrão para que a mesma imagem consiga manter seus parâmetros com qualidade.

Além disso, quando falamos em imagens para impressos, há outras questões técnicas que precisamos verificar. Confira:

Extensão

Quando usamos uma imagem nos programas Corel Draw, Illustrator e InDesign cujo objetivo final é a impressão é importante saber que há extensões que não devem ser usadas, como o PNG e GIF, pois seu principal uso é na Web.

Para impressos, prefira as extensões JPG, TIFF e PSD.

Cores

Se você vai utilizar uma imagem em seu material fique atento quanto às cores. O RGB nunca deve ser usado. Então, suas imagens deverão estar em CMYK, Pantone ou escala de cinza. 

Quando queremos usar uma imagem em Pantone é possível transformá-la neste modo de cor tanto no Corel Draw e Illustrator, quanto no Photoshop.

No Photoshop há um “segredo” que muitos desconhecem, pois só é possível alterar o modo de cor se primeiro você colocar a imagem em Tons de Cinza (Imagem >> Modo >> Tons de Cinza). Somente depois disso é que é possível voltar ao menu Modo e utilizar a opção Duotônico, onde será possível carregar a imagem em Pantone, como na imagem abaixo.

 

Tamanho

O tamanho de uma imagem é algo que pode ser muito complexo, mas vamos te ajudar a entender melhor aqui. Quando falamos que uma imagem precisa ter 300dpi’s e não 72dpi’s como as internet, significa que você pode usar o Photoshop para ajustar esta questão e já importar a imagem em seu programa de edição no tamanho correto. Dentro dos programas Corel Draw, Illustrator e InDesign é possível saber com quantos DPI’s esta imagem possui na forma em que está aplicada, assim você consegue saber se ela está de acordo ou não para ser impressa.

No Photoshop é possível alterar o tamanho da imagem por meio dos DPI’s (Tamanho do Documento), alterar somente as dimensões (Dimensões em Pixels) ou da forma mista. Para isso, utilize as opções Redimensionar Estilos, Restringir Proporções e Restaurar Resolução da Imagem.

WhatsApp chat