Olá, tudo bem? Você sabe por que deve usar fotos profissionais em seus projetos?

Foto: Fotografa - iStock

Foto: Fotógrafa – iStock

Não é de hoje que o uso de fotos profissionais valoriza qualquer projeto gráfico. Mas a verdade é que com a popularização das câmeras digitais, muitos clientes, com o intuito de economizar um pouco mais, acabam optando pelo uso de imagens caseiras e, muitas vezes, sem a resolução necessária.

É claro que o cliente pode usar as fotos que ele mesmo, ou um parente ou amigo próximo tenham feitos. Mas o resultado final de um mesmo projeto feito com fotos amadoras e outro com fotos profissionais são completamente diferentes.

E não é só a questão do ângulo em que a foto foi tirada. A qualidade da imagem e a iluminação contam muito, também. Por isso, sempre que puder, opte pelo uso de uma imagem profissional.

Site Shutterstock

Site Shutterstock

Não posso contratar um fotógrafo. E agora?

Calma! Para tudo nessa vida há um jeito! E dificilmente você precisará contratar um fotógrafo se precisar de apenas uma foto ou poucas imagens. Às vezes, até quem precisa usar imagens todos os dias para ilustrar diversas situações não tem um profissional contratado.

Você deve estar se perguntando, então, como fazer fotos profissionais sem contratar um fotógrafo, não é mesmo?

A resposta é simples! Usar fotos de banco de imagens!

Se você precisa de fotos apenas para ilustrar algumas situações, como pessoas, lugares e objetos, então o banco de imagens é a sua melhor opção.

Lá, você consegue adquirir licenças para uso em internet ou impresso e pode fazer o download da imagem do tamanho que melhor irá lhe servir.

Alguns sites, como o Shutterstock e o iStock, por exemplo, limita o uso das imagens em dois seguimentos: Editorial e Não editorial. Isso significa que algumas imagens são exclusivas para ilustrar livros, revistas e notícias, por exemplo, quando menciona que o seu uso é exclusivamente editorial.

Mas a maior parte dessas imagens são de uso não editorial, ou seja, você poderá usar nos demais projetos, como folder, flyer etc.

É preciso tomar cuidado também quando o seu uso for em embalagens, por exemplo. Vale sempre conferir em todos os usos as regras aplicadas para aquela imagem para evitar quaisquer problemas.

É claro que se você precisar de imagens do seu produto, seu escritório, funcionários ou outros itens particulares, você precisará contratar um profissional para que isso seja capaz. Mas esse não for o seu caso, os bancos de imagens irão suprir perfeitamente sua necessidade.

Meu cliente não quer pagar. E agora?

Nem sempre seu cliente irá querer pagar por uma foto em alta resolução, eu entendo. Muitas vezes lhe falta a percepção de que um bom material gráfico vende por si mesmo ou que uma imagem profissional do material divulgado o torna mais profissional. E às vezes falta dinheiro mesmo!

Mas isso não é o fim! Há diversos bancos de imagens gratuitos que suprem bem a necessidade do designer. Não dá para comparar um banco free com um pago, pois a quantidade de opções para cada palavra-chave são totalmente discrepantes. Enquanto o free irá lhe fornecer uma variedade bem limitada, os bancos pagos irão lhe oferecer milhares de imagens.

No entanto, os bancos free são sempre uma boa alternativa para os casos em que o caixa do cliente está baixo ou quando simplesmente não há autorização dele para tal investimento.

Os bancos que eu mais gosto de trabalhar no caso do free são o Pixabay, onde é possível baixar até frames de vídeos e o Freepik, que além de fotos dispõe milhares de vetores com download gratuito.

Como você pode ver, há diversas alternativas para conseguir um design de boa qualidade! Não hesite em procurar em bancos free se não tiver condições de comprar uma imagem. Mais vale o uso de uma foto profissional de banco grátis do que uma autoral que esteja com a sua qualidade comprometida.

FALE COM A CARTEX