Olá, tudo bem? Hoje vamos descobrir como fazer um folder de sucesso.

Você com certeza já pegou em suas mãos folders que lhe fizeram vontade de comprar na hora o produto ali exposto. E com certeza, já vivenciou o contrário também: um folder tão mal desenvolvido, que deu vontade de simplesmente jogar o impresso fora.

 

Mas, por que isso acontece?

Simples! A disposição das informações e a qualidade das imagens podem influenciar positivo ou  negativamente.

Por isso, planejar como será o design do material por meio das informações recebidas no briefing é a primeira ação para obter o sucesso esperado.

Às vezes, o cliente — por não ter o conhecimento técnico sobre design, quer inserir muito texto no folder e o design simplesmente joga o texto lá. Isso pode arruinar todo o trabalho!

Já sabemos que o ser humano, no geral, não gosta muito de ler. Então, por que não traduzir parte do texto em imagens? Muitas vezes é possível modelar o texto, deixando-o mais conciso e interessante.

 

Use imagens!

Outro ponto importante é o uso de imagens. As imagens falam muito sobre o seu produto e sua empresa, além disso, deixa o material muito mais atrativo!

Se a sua empresa não possui fotos dos produtos e serviços que faz, não se preocupe. Hoje em dia há muitas alternativas para isso.

A primeira e mais usual é a compra de imagens de banco de imagens. Os bancos Shutterstock e iStock são os dois principais. No site deles é possível encontrar foto de praticamente todas as profissões, comidas, objetos e situações do cotidiano.

Há também banco de imagens grátis, como o Pixabay, SXC e Freepik. Eles possuem boas imagens e podem quebrar o galho muitas vezes, mas sua gama não é tão completa quanto a dos bancos pagos.

Mas, se mesmo assim você não conseguir encontrar fotos que supram a sua necessidade, será necessário investir em um fotógrafo.

É verdade que hoje em dia todo mundo tem um pouco de fotógrafo em si por conta dos aparelhos celulares. É possível que você realmente consiga obter lindas imagens e com a qualidade necessário usando simplesmente um aparelho celular. Mas, via de regra, essas imagens só ficam boas no Instagram e Facebook.

Para materiais impressos as fotos precisam estar bem grandes e com qualidade. E muitos celulares não são capazes de fazer fotos nessas condições.

Então, procure um fotógrafo profissional  para realizar as imagens de forma adequada e com qualidade.

Nas imagens que ilustram esse post, todas as fotos foram compradas em banco de imagens.

 

Diagramação

Estando com o texto formatado e revisado e as imagens compradas ou feitas, chegou a hora de começar a diagramar o folder.

Lembra do planejamento que falamos? Então, é nesse momento que ele será colocado em prática.

O folder pode ser com uma, duas ou mais dobras. Essa informações, juntamente com o seu tamanho devem ser definidos previamente, lá na reunião de briefing.

É interessante que você use uma capa e contracapa em seu folder. Isso o deixa mais elegante e interessante.

Procure usar as cores da empresa em seu material. Você também pode baixar ícones (grátis) no Freepik e no Flaticon para montar um infográfico e deixá-lo mais dinâmico.

Há muitas possibilidades para não jogar o texto no material e só. Ouse!

 

Acabamentos

Outro item que valoriza (e muito) um folder são os acabamentos.

É verdade que você não é obrigado a incluir nenhum tipo de acabamento, mas a valorização que eles trazem o material é impressionante!

Os preferidos dos clientes Cartex são laminação fosca com verniz UV local.

Há ainda opções como hotstamping, cor metalizada sobre fotos, relevo, verniz texturizado, cortes diferenciados, entre outros.

Se você estiver na dúvida entre valorizar ou não o seu material, escolha por valorizar, pois com certeza, um folder com um design e um acabamento diferenciado irão trazer o sucesso tão esperado!

 

A Gráfica Cartex pode te ajudar desde a concepção do material, até a escolha do papel e acabamento, entregando um impresso de excelente qualidade. Ficou interessado? Entre em contato com Cartex e garanta o seu folder de sucesso!

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