Olá, tudo bem? Hoje vamos descobrir como encantar seu cliente.
Muitas vezes achamos que basta jogar o preço dos nossos produtos e serviços lá em baixo para chover clientes em nossa horta, mas a verdade é que isso não é o suficiente para nos manter no mercado por diversas razões.
A primeira e principal é que baixar o preço pode comprometer os lucros da empresa e sua saúde financeira, por isso, essa estratégia, se for usada, precisa ser muito bem elaborada e com dia e hora para começar e terminar.
Mas, voltando ao foco, como fazer, então, para encantar o cliente sem abaixar absurdamente os preços?
A resposta é bem simples: Agregar valor ao seu serviço/produto e manter o bom relacionamento!
Embora a resposta seja simples, na prática talvez não seja tão simples assim. Então, vamos imaginar algumas situações:
Situação 1
Quando você vai em um restaurante, além de querer viver uma excelente experiência gastronômica, você também quer ser bem atendido, não é mesmo? Então, você vai encantar o seu cliente se os funcionários forem eficientes e cordiais para com ele, além é claro, de oferecer uma refeição saborosa.
Isso com certeza o fará voltar diversas vezes e ele ainda espalhará em seu círculo social sobre a sua boa experiência neste restaurante.
Mas, se a comida for boa e o serviço for ruim, com garçons atrapalhados e mal educados, dificilmente este restaurante verá este mesmo cliente novamente, afinal, quem quer ficar em um local onde as pessoas te tratam mal?
Situação 2
Um cliente compra uma roupa para o seu filho porque estava na promoção, mas ele não estava lá para experimentar. Ao chegar em casa, constatou que a peça ficou pequena e que seria necessário efetuar a troca. Quando retornou à loja, a vendedora simplesmente olha com pouco caso para você e diz que não pode fazer nada, porque não troca roupas da promoção.
Nesta situação, com certeza o cliente ficou com raiva e chateado. E nem mesmo o fator do preço baixo o fará retornar novamente à esta loja. Mas imagine se a situação fosse contrária…
O cliente retorna à loja e a atendente não somente faz a troca como também auxilia o cliente sobre o que pode ficar bom na criança e, ainda, é cordial com a criança e pergunta sobre os seus interesses para buscar um estilo que atenda ao valor da troca e o gosto da criança, que neste momento acompanha seu responsável. De quebra, dá um pirulito para a criança – com permissão do responsável, é claro – e acompanha o cliente até a saída.
Percebe como o segundo desfecho mudou completamente o relacionamento entre cliente e empresa?
Percebe que o fator preço baixo não garante o sucesso do encantamento, mas o modo com o qual você trata seu cliente faz toda diferença?
Muitas empresas, hoje em dia, tem investido em softwares para cadastrar clientes, investem em publicidade e propaganda, no design de interior de seus estabelecimentos, mas infelizmente se esquecem de investir em seus funcionários, em treinamentos para fazê-los trabalhar por uma causa e um propósito: o de encantar os clientes.
Quer encantar seus clientes? Ajude-os com os seus produtos e serviços a resolver os problemas dele ao invés de criar um novo com burocracias muitas vezes desnecessárias ou um atendimento razoável ou medíocre.
Um sorriso não custa nada e com certeza poderá fazer a diferença entre sua empresa e a empresa concorrente!
Aqui na Gráfica Cartex levamos à sério o relacionamento com os nossos clientes, por isso, temos como valores:
- Ética
- Competência
- Comprometimento
- Inovação
- Satisfação
- Respeito
E você? Já pensou no que precisa fazer para começar a encantar seus clientes? E se já os encanta, o que pode fazer para manter este encantamento?