Olá, tudo bem? É muito comum aqui na gráfica o pessoal de atendimento ser questionado sobre o que é melhor fazer? Catálogo ou Folder?
Primeiramente, vamos às características técnicas de cada um: O folder é uma palavra que vem do inglês, onde fold significa dobra, logo, o folder é um material que utiliza dobras, indiferente de ter uma, duas ou mais. Já o catálogo são materiais que utilizam em seu acabamento grampos, ou seja, são diversas lâminas grampeadas.
Uma informação que muita gente desconhece é que todo catálogo precisa ser múltiplo de 4 páginas, então você nunca verá um catálogo de 10 ou 14 páginas, mas sempre com 12, 16, 20 etc.
Agora que você entendeu a diferença de cada item, vamos responder à dúvida cruel que assola muitos de nossos clientes: Catálogo ou Folder?
A melhor resposta que podemos oferecer é: depende!
E depende mesmo de muitos fatores, como o objetivo da entrega, a quantidade de informações, a periodicidade em que essas informações precisam ser trocadas, o orçamento disponível para impressão, enfim, diversas informações para indicarmos a melhor escolha. Mas, apesar de tudo, podemos deixar várias dicas para que você possa escolher sem medo de errar. Confira:
QUE MENSAGEM QUERO TRANSMITIR?
É muito importante que você defina quais mensagens e a quantidade de texto e imagem precisa transmitir para o seu cliente. Se o seu material não é técnico, mas sim institucional ou promocional, procure enfatizar imagens ao invés de texto. E se a quantidade de informações for pequena, busque por um folder e invista em acabamentos para enobrecê-lo.
QUEM É O SEU PÚBLICO?
Outro ponto importante é saber qual o público você quer atingir. Público de classe mais elevadas e/ou o público direcionado, onde você sabe exatamente para quem irá entregar os impressos costuma valorizar mais o catálogo do que um folder. Mas não se engane, conheça exatamente para quem você irá entregar o impresso, pois isto não é uma regra!
Agora, se você pensa em atingir o público em massa, a dica é investir e flyers, devido o custo da alta tiragem.
O QUE POSSO FAZER COM O MEU ORÇAMENTO?
Quando você sabe a mensagem que quer transmitir e o público que vai receber esta mensagem, fica mais fácil otimizar o seu orçamento! Planeje-se sempre e pense nas estratégias do que irá te trazer mais retorno. Às vezes, trocar 500 catálogos por 1.000 folders e 5.000 flyers podem custar a mesma coisa, mas atingir um público muito maior.
Às vezes, sua estratégia é exatamente o contrário e atingir um público altamente seleto, pois isso, os 500 catálogos serão mais efetivos.
Se você ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato com os consultores da Gráfica Cartex para tomar a melhor decisão!