Olá, tudo bem? Você já preparou sua ação promocional para o final de ano

Pois é, quando entramos no dia 1 de Julho percebemos que o final do ano já está batendo à nossa porta, não é mesmo? E com a vida corrida que levamos — agosto, setembro e outubro — passam voando. Nos damos conta do tempo fugaz quando vemos Panetone pipocando em todos os mercados. E aí caí a ficha: Será que eu preparei minha empresa para esta época?

Assim como tudo na vida, o marketing planejado e estruturado surte muito mais efeito do que quando é feito em cima da hora, ainda assim, é melhor fazer do que simplesmente não fazer e dar de mão beijada os seus clientes e potenciais clientes para o seu concorrente.

Por isso, se você ainda não se preparou ainda, tome nota das nossas dicas!

Conheça seu cliente

Você sabe exatamente quem é o seu cliente e porque ele compra de você? Se a resposta é não, então é melhor conhecê-lo!

Saber o que se vende e para quem se vende é fundamental para iniciar o planejamento de marketing e pensar na estratégias. É preciso saber o que chama a atenção do cliente para conseguir também aumentar o ticket médio oferecendo novos produtos e/ou serviços!

Do que gosta o seu cliente?

Gosto é algo muito pessoal, não é mesmo? No entanto, quando se trata de um negócio é preciso ter bem claro do que gosta o seu cliente. Vale destacar que pessoa jurídica também tem “gosto”! Basta olhar a cultura organizacional da empresa, sua visão, valores e modo de atuação. Logo, você irá perceber que “X” empresa compra de você porque gosta da sua qualidade, do seu preço, de ambas, enfim, ela tem preferência por alguma qualidade que sua empresa oferece.

Onde está o seu cliente?

Não basta saber quem é o sue cliente e do que ele gosta. É preciso estar antenado também com o lugar que ele frequenta, seja esse lugar físico ou digital.

Muitas campanhas não atingem o sucesso que deveria por investir em publicidade no lugar errado. Quantas vezes você pegou um panfleto na rua e jogou fora sem olhar para ele? Ou passou o seu feed de notícias da rede social sem prestar atenção no que estava vendo?

Para ser assertivo e obter sucesso com redução de custos é preciso saber onde se encontra o seu cliente. Só assim você saberá em que investir!

Mas e as ações promocionais?

Com as informações acima em mãos fica muito mais fácil definir as ações promocionais! Confira nossas dicas:

  1. Embalagens: Invista em algo que agregue valor em seu produto como embalagens, caixas e sacolas diferenciadas para a época mais festiva do ano. Uma embalagem pode despertar o desejo de compra de muitas pessoas. E há pessoas que compram pensando somente na embalagem, por incrível que pareça!
  2. Mídia: Investir em publicidade em uma única mídia talvez não seja a melhor coisa a se fazer. Procure equilibrar seu investimento em locais onde o seu cliente se encontra. Você pode investir em redes sociais, envio de mala direta, panfletos, anúncios em revistas e parcerias com outras empresas.
  3. Faça um concurso ou sorteio: O envolvimento da comunidade para participar de concursos e sorteios costuma ser muito alto, afinal, todo mundo gosta de ganhar alguma coisa. Consequentemente, a ação traz visibilidade e o fortalecimento da marca. Além disso, por ser uma época de confraternização, participar de uma promoção é uma ação que resulta em muito sucesso. Fique atento apenas às regras da Caixa Econômica Federal, pois é o órgão que regulamenta as promoções no Brasil.
  4. Treine seus Funcionários: Treinamento e atualização profissional de colaboradores nunca sai de moda. Mas com o final de ano chegando, tudo fica mais corrido, principalmente para a área de comércio e indústria. Por isso, para garantir que tudo vai dar certo, treine e motive os seus funcionários a realizarem um trabalho de excelência – seja na produção, seja no atendimento. De nada adianta o dono do negócio de matar para ter credibilidade se um funcionário coloca tudo a perder por estar insatisfeito com a empresa.
  5. Feedback & Pós-Ação: Dar um retorno ao cliente (e para o funcionário também) do que está acontecendo, de um orçamento solicitado ou mesmo após a venda de um produto é muito importante! Mostra o quão envolvido com ele a empresa está. Por isso, não hesite em retornar ao seu cliente agradecendo-o pelo contato, visita ou compra. Isso vai estreitar o relacionamento e passar muito mais confiança a ele.

Percebeu como ainda dá tempo de trabalhar as ações de final de ano? E nada de concluir o começou esse ano o que começou esse ano! Como janeiro é um mês bem mais calmo você pode usá-lo para dar o retorno aos seus clientes, agradecendo-os pelos negócios que fizeram durante 2017, por ele ter participado da ação promocional na empresa entre outras situações.

E se você ainda não sabe em qual mídia investir, por procurar o apoio do atendimento da Gráfica Cartex.

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