Olá, tudo bem? Hoje vamos dar 5 dicas matadoras de como aumentar a produtividade no trabalho.

Sabemos que a rotina puxada muitas vezes nos impede de render mais produtividade. Você inicia seu expediente às 08h, dá uma olhada nos e-mails, faz uma reunião aqui, outra ali, despacha alguns documentos, resolve uns probleminhas aqui, outros ali e, de repente, se deu conta que é a hora do almoço e nesse tempo todo só resolveu coisas, não produziu nada!

Essa rotina é muito mais comum e acontece com muito mais pessoas do que você imagina!

E para que você possa sair deste círculo vicioso e se tornar um funcionário muito mais produtivo, selecionamos 7 dicas matadoras que vai fazer você aumentar sua produtividade. Essas dicas se aplicam tanto para quem trabalha no modelo tradicional, quanto quem atua em home office. Confira:

 

1. Organize o seu dia

O seu dia ficará muito mais produtivo se você ao início do seu expediente você tirar de 5 a 10 minutos para organizar as tarefas que você precisa fazer naquele dia. Isso fará com que você possa saber o que é prioridade, o que é urgente e o que é importante. E, dessa forma, dar a devida importância para cada item, sem esquecer de algum deles.

 

2. Não procrastine

Eu sei! Às vezes, fazer determinada tarefa é algo tão chato e penoso, que vamos deixando de lado e empurrando com a barriga até o último minuto possível. Mas essa atitude (que venhamos e convenhamos, todo mundo já fez ao menos uma vez na vida), pode por em jogo todas as conquistas que você teve nos dias anteriores quando o assunto for produtividade.

Essa tarefa que poderia ter sido bem executada anteriormente e não foi por conta da procrastinação pode roubar um tempo precioso quando ela simplesmente se tornar urgente. E aí a roda da bagunça produtiva começa tudo novamente.

Então, a melhor coisa é encarar de vez aquela tarefa chata e se livrar de vez dela. Você perceberá que é muito melhor quando ela vai embora logo do que quando ela fica ali só te observando e te torturando, só aguardando para ser concluída.

 

3. Concentração

Às vezes, deixamos de ser produtivos pela simples falta de concentração. Por isso, não tenha medo de fechar sua porta ou se alocar na sala de reuniões por alguns horas sozinho. Ou, ainda, se sua empresa permitir e você se sentir mais a vontade e produtivo, por que não por os fones de ouvido e mergulhar de cabeça nas tarefas que precisam ser feitas ao som da sua banda preferida?

A concentração e o foco irão te levar para mais próximo da produtividade no trabalho. Descubra os vilões que roubam a sua atenção e tire-os de circulação.

 

4. Use a tecnologia a seu favor

Hoje em dia há diversos aplicativos que podem te auxiliar a ter um dia mais produtivo. Seja um app de agenda como o Google Calendar que pode agendar todos os seus compromisso, já inserindo inclusive o mapa de como chegar ao local e lembretes do compromisso, seja um app organizador de tarefas, como o Trello, por exemplo, que é um excelente substituto das listas de papel e ainda pode ser compartilhado com a equipe, enfim, Windows, Apple e Android fornecem inúmeros aplicativos gratuitos e pagos que podem dar uma turbinada na sua produtividade. 

Procure um que se adeque ao seu estilo de trabalho e faça bom proveito!

 

5. Faça pausas

Pode parecer meio contraditório fazer pausas para aumentar a produtividade, mas não é! Fazer pausas rápida entre uma tarefa importante e outra é muito recomendável, pois irá refrescar sua mente para iniciar uma nova concentração para a tarefa seguinte.

Procure levantar para pegar uma água ou café e aproveitar para esticar um pouco o corpo e arejar um pouco a cabeça para, então, entrar em uma nova atividade.

Você pode usar a técnica do Pomodoro, que possui esse nome devido ao cronômetro popular em forma de Tomate (em italiano, Pomodoro). Essa técnica defende separar o trabalho em períodos de 25 minutos por breves intervalos. Há, inclusive, diversos app para tornar essa técnica ainda mais produtiva.

 

 

 

WhatsApp chat