Olá, tudo bem? Já aconteceu do seu impresso ficar com um contorno branco em alguma palavra ou gráfico? Se sim, talvez tenha faltado usar o recurso trapping no fechamento do arquivo! Vamos ver o que é isso?!

Olhando para as três imagens podemos explicar melhor o que é o trapping.

Em um mundo ideal, os impressos deveriam ficar como na imagem 1, porém por diversas implicações técnicas, a área gráfica usa algumas alternativas para oferecer o melhor resultado final nas impressões.

Uma ferramenta muito útil é o trapping. Observe a figura 3 e perceba que em volta da estrela há um contorno bem sutil. Este contorno é o trapping propriamente dito. Já a imagem 2 simula uma impressão onde o trapping não foi utilizado.

Você deve estar se perguntando se precisa usar o trapping em todos os casos. E a resposta é não!

O trapping deve ser utilizado quando a impressão de um material é realizado em duas cores que se sobrepõe. Quando isso ocorre, há duas ferramentas disponíveis para evitar problemas como o da figura 2: O trapping e o overprint.

Geralmente, quando a cor que se sobrepõe ao fundo chapado é o preto, usamos o overprint, porque o preto em um fundo claro, como por exemplo o amarelo, não altera significativamente a sua cor. Isso significa que a matriz que será impresso primeiro, poderá ser toda chapada, sem a necessidade de “vazar” a impressão de onde será impresso a segunda matriz. Veja na imagem 4.

 

Mas caso o impresso seja, por exemplo, um fundo ciano com a sobreposição em amarelo, então usamos o trapping, pois sabemos que ciano + amarelo = verde. Veja a imagem 5, onde o fundo vazado permite que a segunda cor não seja alterada e a ordem da impressão também pode variar.

Uma informação importante é que a margem de erro de um equipamento de impressão profissional de alta qualidade, como é o caso dos equipamentos que a Gráfica Cartex possui não pode ser maior que meio ponto de meio-tom com o recurso do trapping.

Por isso, no momento de fazer o design de um projeto, tenha em mente todas as questões técnicas de impressão. Esteja sempre ciente que o uso do trapping para objetos e textos muito pequeno podem deixar o impresso borrado ou distorcido.

Em caso de dúvida, o departamento de pré-impressão da Gráfica Cartex está disponível para auxiliar nos projetos impressos aqui!

 

 

WhatsApp chat