Olá, tudo bem? A área gráfica disponibiliza diversas opções de acabamentos para atender às necessidades de seus clientes. Mas você conhece todas as opções? Sabe quais acabamentos são ideias para cada tipo de serviço? Vamos descrever aqui os principais acabamentos que trabalhamos na gráfica:

Tipos de Acabamentos

Tipos de Acabamentos

Laminação Fosca (BOPP):

É uma película plástica fosca que pode ser aplicada de apenas um lado ou dos dois lados. A aplicação é feita pode meio de rolos, cuja película é aplicada com a ajuda do calor para ficar perfeita. A Laminação Brilho usa o mesmo sistema, porém, seu visual é brilhante. Esse acabamento auxilia na conservação do impresso e o deixa muito mais elegante.

É usado principalmente em capas de catálogos, folders, cartões de visitas, embalagens e sacolas.

 

Verniz UV Localizado:

O Verniz UV aplicado no material de forma localizada permite oferecer destaques pontuais no material. Imagina o verniz aplicado somente no logo. Esse logo irá ser o centro de destaque do cartão. Geralmente, quando há aplicação de Verniz UV Local, o material recebe antes a laminação fosca, justamente para dar ainda mais destaque nas aplicações.

É aconselhável usar o Verniz UV Local em papéis revestidos, como o Couché e não indicamos o uso em offset ou reciclato, por exemplo.

Para determinar a área onde o verniz será aplicado, o designer precisa criar uma máscara de uma única cor (geralmente deixa-se na cor preta), com a localização exata onde esse verniz será aplicado. É importante ressaltar que a aplicação usará como base as marcas de corte do material, por isso, não adianta enviar um arquivo 9x5cm para a impressão do cartão de visitas e outro arquivo 3x2cm para o verniz. O correto é que ambos tenham 9x5cm para que a aplicação fique no local correto.

É usado principalmente em capas de catálogos, folders, cartões de visitas, embalagens e sacolas.

 

Verniz UV Total:

Diferente do acabamento citado acima, onde sua aplicação é localizada, a aplicação do Verniz UV Total.

É usado principalmente em capas de catálogos, folders, flyers e cartões de visitas.

 

Hot Stamping:

Processo que usa uma fita colorida aplicada por meio do calor através de um clichê. Em geral, as cores escolhidas são metalizadas, como o prata, o dourado, o cobre e o prata furtacor. Mas há também opções de cores sólidas, como o branco, o azul, o vermelho, entre outras cores.

É usado principalmente em capas de catálogos, cadernos, calendários, pastas, cartões de visitas, embalagens e sacolas.

 

Corte & Vinco:

O Corte é o processo que modela o corte do impresso, por exemplo: cortes arredondados, cortes em ângulo, cortes personalizados. Já o Vinco é um processo que deixa uma marca no impresso, dessa forma, facilita e deixa a dobra com um aspecto mais profissional. Ambos os processos ocorrem juntos, pois a lâmina do corte é afiada e a lâmina do vinco não. A ferramenta para cada tipo de impresso é personalizada, para garantir perfeição aos trabalhos. A Gráfica Cartex possui algumas facas prontas. Neste caso, o design precisa se adaptar à faca já existente.

É usado para todos os impressos que possuem cortes diferenciados ou dobras cujo papel onde foi impresso possui gramaturas acima de 150gr, como envelopes, pastas, tags com cortes espesciais, sacolas e embalagens.

 

Furo:

O furo é feito por meio de um equipamento que faz somente o furo, de forma diferente do Corte & Vinco. É um equipamento onde o papel é alinhado em um esquadro e a ferramenta perfura o papel, formando o furo.

É usado principalmente para tags cujo formato é quadrado ou retangular, dispensando o uso do Corte & Vinco.

 

Blocagem:

É um processo que deixa as folhas blocadas por meio de cola.

É usado principalmente em blocos de anotações, receituários, e talões.

 

Wire-o:

Acabamento metálico para encadernação.

É usado principalmente em cadernos e calendários.

 

Lombada Quadrada:

É um tipo de lombada onde o miolo do material usa brochagem ou costura e são coladas junto à capa, que possui duas dobras paralelas no centro.

Usadas principalmente em livros e revistas com muitas páginas.

 

Lombada Canoa:

É um tipo de lombada onde o miolo e a capa são grampeados juntos.

É usado principalmente em revistas e catálogos.

 

Ficou com alguma dúvida? Nosso departamento comercial pode indicar os melhores acabamentos para cada tipo de material que você for imprimir. Conte com a Gráfica Cartex!

 

WhatsApp chat