Olá, tudo bem? Hoje eu vim aqui para trazer uma novidade que acabou de sair do forno: a cor Pantone 2020!

Pantone 2020

Pantone 2020

Há mais de 20 anos, a Pantone elege uma cor para representar o ano que estar por vir.

E a cor Pantone 2020 escolhida foi a Pantone Classic Blue 19-4052. Segundo a empresa, é “um tom azul atemporal e resistente, é elegante em sua simplicidade. Lembrando o céu noturno do entardecer, suas mensagens confiantes e empáticas aumentam a nossa aspiração por uma base sólida e estável sobre a qual construir, enquanto adentramos o limiar de uma nova era.”.

A cor escolhida é sempre uma referência do que os designers de diversos setores usarão como tendência, seja esse designer de moda, interiores ou gráfico.

A partir de Janeiro você poderá conferir diversos itens que usarão essa cor. A Pantone é uma empresa que dita tendências!

Pantone 2020

Pantone 2020

 

Mas porque esta cor?

Confira a explicação da empresa para escolher a cor Classic Blue como a cor Pantone 2020:

“Vivemos uma época na qual é preciso ter fé e confiança. Essa certeza e constância é expressa pelo PANTONE 19-4052 Classic Blue, uma cor sólida e confiável na qual sempre podemos nos apoiar. Permeada por uma profunda reverberação, PANTONE 19-4052 Classic Blue é um porto seguro onde ancorar. Um azul sem limite como o vasto e infinito céu noturno, PANTONE 198-4052 Classic Blue nos incentiva a olhar além do óbvio e assim expandir nosso pensamento; desafiando-nos a refletir com mais profundidade, aumenta nossa perspectiva e abre o canal da comunicação.”

– Leatrice Eiseman
DIRETORA EXECUTIVA DO PANTONE COLOR INSTITUTE

 

Para os designers

Na própria página da empresa, há um algumas informações importantes para os designers referente a cor Pantone 2020.

A Pantone disponibilizou a composição simulando o CMYK, RGB e Hexadecial para a série indicada para uso em tecidos, focado no público de moda, casa e interiores e também a série plus, focada no público do setor gráfico.

Mas faz uma ressalva:

* Valores CMYK são aproximados e foram estabelecidos sob critérios específicos. Para ser usado apenas como ponto de partida. Ao reproduzir essas cores em CMYK, peça à impressora para ajustá-las visualmente no substrato específico e dentro dos parâmetros de impressão, de modo que a melhor simulação possível para a cor seja obtida.

+ Por favor note: A cor pode aparecer diferente sob várias fontes de luz devido ao metamerismo. Este metamerismo é esperado entre múltiplos substratos devido a vários métodos de fabricação de produtos.

 

As cores dos anos anteriores

Se você não sabe quais foram as cores usadas nos anos que passaram, trouxemos aqui a escala usada a partir de 2015.

 

Não sabe o que é Pantone?

Então leia o nosso texto onde explicamos o que é um Pantone e quando usá-lo.

FALE COM A CARTEX