Olá, tudo bem? Hoje vamos falar sobre um livro muito legal da área: O essencial do design gráfico, da Editora Senac.

Capa do livro O essencial do Design Gráfico - Editora Senac

Capa do livro O essencial do Design Gráfico – Editora Senac

Para quem já atua no design gráfico ou para quem está iniciando, possuir conhecimentos gerais e específicos da área pode ser o divisor de águas entre ser um bom e um mau profissional.

Por isso, é preciso sempre estudar, ler e buscar novos conhecimentos, até porque a tecnologia está sempre avançando e não podemos parar no tempo.

O livro O Essencial do Design Gráfico traz muita informação sobre o design gráfico, principalmente, mas também traz um capítulo inteiro sobre “Design de Tela”, ou seja, design de internet, onde aborda temas como Planejamento de Sites, Produção do Site, HTML, CSS, Cores na Web, entre outros assuntos.

No entanto, o livro é mais voltado à área gráfica, então ele traz como assunto desde o design em si, como também fontes, páginas mestres e folhas de estilo, sangrias, preflight, pré impressão, prova, CTP, processos de impressão offset, acabamento, papel, etc.

É possível, ainda, encontrar informações sobre tratamento de cor e criação de imagens, ou seja, é um livro bem completo para os amantes das artes gráficas e profissionais da área.

O livro conta com 256 páginas e é pequeno, mede cerca de 13,5 x 16,5 cm, o que facilita o transporte para ler nos intervalos da correria do dia a dia. O problema é que o livro é muito rico em textos e informações e a proporção de tamanho x quantidade de páginas não foi suficiente para deixar que a fonte ficasse em um tamanho confortável para uma leitura longa.

A fonte do livro é tão pequena, que na maioria das vezes o texto dos cartões de visitas que eu recebo possui um tamanho maior. Isso realmente dificulta a leitura, no entanto, esse pequeno ponto fraco não desabona o conteúdo riquíssimo que ele traz.

Como ponto forte podemos falar sobre as páginas serem 100% coloridas, o que é muito raro hoje em dia e ele conta com muitas fotos e ilustrações, tornando-o bem didático. Outro ponto forte é o próprio conteúdo, que cerca todas as área do design de um jeito bem completo.

De forma resumida, este livro deveria estar nas mãos de todos os designers para entender o processo como um todo, fazendo com que o seu trabalho agregue ainda mais valor.

Nós indicamos a leitura e a incentivamos! Se você tiver um indicação, envie um e-mail com o nome do livro, autor e editora, para que possamos ler e compartilhar com vocês!

Desejamos uma ótima leitura e até a próxima.

WhatsApp chat