Olá, tudo bem? Há sempre uma dúvida no ar pairando sobre o por que de o Photoshop não ser uma opção para a editoração gráfica. Se você faz parte do time que ainda tem dúvidas, este texto é para você!
Nós já falamos aqui e aqui sobre os melhores softwares para trabalhos de design gráfico. Mas muitos profissionais iniciantes ainda ficam com aquela dúvida que o assombra, deixando-o com medo de fazer um serviço errado ou um trabalho mal feito.
É verdade que dá para fazer lindos designs com o Adobe Photoshop. Mas conseguir imprimi-lo com qualidade, aí já é outra coisa!
Se você está acostumado a fazer banners de internet, pode, com certeza, ter o Photoshop como aliado na concepção das artes. Mas se o seu intuito é a impressão, esqueça este programa!
Há vários e vários pontos que fazem do Adobe Photoshop um verdadeiro vilão quando mal utilizado. Então, aprenda aqui a transformá-lo num mocinho!
Quando devo usar o Photoshop?
- Para tratar fotos;
- Para diminuir ou alterar o tamanho das imagens;
- Para recortar imagens;
- Para criar banners de internet.
Quando eu NÃO devo usar o Photoshop
- Para criar cartão de visitas;
- Para criar logotipo;
- Para criar Flyer;
- Para criar qualquer material impresso!
Se você usa o Adobe Photoshop para criar impressos, por hábito, saiba que o Adobe Illustrator pode se tornar um ótimo aliado para você.
Digamos que estes dois programas sejam, primos. Então, a interface de ambos são bem parecidas e intuitivas. E o melhor, com o Illustrator você consegue fazer arquivos de múltiplas páginas!
Por fim, respondendo a pergunta que deu origem ao título desta publicação, o Photoshop não é uma opção para a editoração gráfica simplesmente porque ele não é um software de uso para este fim! É como fazer uma corrida usando sapato de saltos ao invés de tênis: posso calçar ambos para andar, mas somente o tênis poderá me proporcionar velocidade, dinamismo, conforto e me tornar competitivo com os demais atletas.
Se você fizer uma revista no Photoshop, será como correr de saltos, além da qualidade da impressão ficar ruim, o tempo que você levará para fechar as páginas individualmente e tudo mais te colocará em último lugar nesta corrida. Mas se você editorar a revista com o software correto, que neste caso seria o InDesign, seria como se você estivesse com o melhor tênis, a melhor meia e os melhores acessórios, ou seja, você com certeza subiria ao pódio ao final.