Olá, tudo bem? Na área gráfica há inúmeros tipos de papel. Você sabe qual é o melhor tipo para cada situação? Leia nosso artigo de hoje e descubra!

Tipos de papel

Tipos de papel

Os papeis mais comum para impressão são o Offset e o Couché. Podemos separa-los em duas categorias: Não revestidos (como é o caso do offset e reciclato) e o revestido (como o couchê e o triplex).

Os papeis não revestidos costumam ser opacos e a tinta adere melhor à sua superfície. São indicados para usar onde haverá escrita com caneta, como é o caso de cadernos.

Já os papeis revestidos passam por um processo a mais em sua fabricação. O revestimento que recebem conferem maior brilho à sua superfície e

 

Qual o papel mais usado na área gráfica?

Na área gráfica usamos diversos tipos de papeis. Conheça aqui os principais:

Couché: O couché é um papel com acabamento naturalmente mais elegante se comparado ao offset. Seu nome vem do francês, que significa “Camada”. O Brasil se destaca pela fabricação deste papel e oferece o melhor couché do mundo! Isso porque o país possui grande extração do minério Caulim – matéria prima usada no revestimento deste papel. Por ser revestido, sua superfície é lisa e as cores ficam mais vibrantes. É ideal para projetos de impressão em policromia. Seu principal uso está em materiais institucionais e promocionais como cartões de visita, catálogos, cartazes, flyers e folders. É menos utilizado em materiais de leitura longa, como livros, pois reflete facilmente a luz e pode cansar a leitura. É o papel mais usado na Gráfica Cartex.

Offset: é o famoso sulfite. É um papel poroso e, por isso, as cores ficam mais apagadas se comparado a um papel revestido. Tem seu uso principalmente em materiais que receberão escrita ou materiais de leitura como cadernos, blocos de anotações, receituários, talões, apostilas e livros. Pode ainda ser usado em cartões de visitas, sacolas, cartazes, catálogos, entre outros projetos.

Pólen: É poroso de cor amarelada usada principalmente em livros. Suas características conferem maior conforto na leitura, por isso livros com muitas páginas costumam ser impressos nesse papel.

Duplex: O duplex é mais rígido, revestido somente de um lado. Do outro lado, onde não há revestimento sua aparência é rústica, geralmente em tons pardos e não costuma receber impressão. É usado principalmente em embalagens e fundo de sacolas. Uma curiosidade é que este papel tem deixado de ser usado por muitos clientes, que preferem utilizar o triplex por ser mais nobre e ter um custo acessível, se comparado com o duplex.

Triplex: O triplex é muito parecido com o duplex, porém, ele é revestido de ambos os lados, contendo três camadas de papel (o miolo e os dois revestimentos, um de cada lado). É um papel mais nobre, comparado com o duplex e seu uso está em crescimento. Por ser mais rígido, ele é utilizado para impressão de tags, pastas e embalagens.

Reciclato: É uma versão mais sustentável, já que usa em parte da sua composição papel reciclado. O seu nome é Reciclato, com T mesmo e isso causa uma certa confusão entre as pessoas que não são da área! Ele é tão poroso quanto o offset, por isso, costuma substituir o offset em projetos que querem passar a imagem de sustentabilidade.

Kraft: É bem rústico. Por ter um tom pardo amarronzado as cores impressas não são fieis. Por isso, é comum usar uma ou duas cores nos projetos impressos no kraft. Suas propriedades permitem que o papel receba uma pequena quantia de umidade. Por isso, é muito comum ver sua aplicação em projetos para restaurantes, como sacolas, caixas e porta talheres.

Super Bond: É usado em talões e sua gramatura varia entre 50 e 75gr/m². Pode ter a versão autocopiativa para talões com duas vias ou mais, dispensando o uso do papel carbono. É um papel que está disponível nas cores Branca, Azul, Verde, Rosa e Canário.

Especiais (Vergê, Aspen, Marrakech entre outros): Na área gráfica há outros papéis mais nobres, conhecidos como papel especial. Em geral, são papeis metalizados ou texturizados, que conferem maior elegância aos projetos. Seus usos costumam ser em convites ou materiais pontuais, pois possuem um alto valor de investimento.

Ficou com dúvida de qual papel usar em seus projetos? Fale com o departamento comercial da Gráfica Cartex que eles lhe auxiliarão e poderão te mostrar algumas referências.

Publicação atualizada em 26/09/2019

WhatsApp chat