Olá, tudo bem? Hoje falaremos sobre o papel e sua gramatura. 

O papel tem sua gramatura medida por m². Então, quando falamos que um papel tem gramatura 300, significa que aquele papel pesa 300gr numa área de 1m².

Temos a ideia de que quanto maior for a gramatura do papel, mais grosso ele será. E isso é uma verdade dentro de uma mesma linha de papel. Mas quando comparamos a mesma gramatura em papeis variados percebemos que nem todos eles possuem a mesma espessura. 

A especificação da gramatura em papel é padronizada pela norma ISO 536 e pode variar muito, pois a composição do papel e as fibras diferem entre eles. Há papeis revestidos, não revestidos, papeis que recebem minérios, como o caulim, papeis com mais celulose, enfim. Embora a gramatura seja a mesma, o volume do material pode ser completamente diferente.

Lembra daquela pegadinha da época de criança em que alguém lhe perguntava: “O que pesa mais, um quilo de chumbo ou um quilo de algodão?” e a maioria das pessoas respondiam erroneamente o chumbo?! Então, fica mais fácil entender com este exemplo, porque embora ambos possuíssem um quilo, o volume do algodão para atingir o mesmo peso era bem maior por conta de suas propriedades físicas.

O mesmo ocorre com o papel. Cada tipo tem suas propriedades particulares e isso faz com que um cartão de visitas Triplex 300gr seja muito mais rígido do que um cartão no couché 300gr também.

Além disso, a aplicação de outros acabamentos como a laminação, plastificação e verniz podem influenciar na sensação de que um material esteja mais grosso ou mais rígido que outro no mesmo papel e gramatura.

Na Gráfica Cartex você pode imprimir seus projetos com papeis de gramatura 56 a 330gr/m². Consulte-nos para mais detalhes.

WhatsApp chat