Olá, tudo bem? Quando você vai imprimir o seu material, como é o processo de planejamento dele?

Talvez você não saiba, mas o processo de planejamento do material é muito importante, pois é neste momento que são definidos os acabamentos diferenciados que o material irá receber.

O processo de criação depende dessas informações para o desenvolvimento da arte, pois dependendo do acabamento é necessário tomar algumas precauções para não comprometer a qualidade final.

Há inúmeros tipos de acabamentos. E há alguns acabamentos específicos para determinados tipos de papel ou produto. Você não vai ver, por exemplo, um verniz localizado em um cartão de visitas no papel vergê. Tão pouco um flyer com um wire-o.

Alguns materiais são simplesmente incompatíveis. Outros, apenas não fazem sentido algum tê-los ali.

Se você ainda não se convenceu que o planejamento é importante, vou lhe dar alguns exemplos menos convencionais do poder que um acabamento diferenciado pode ter. Imagina um catálogo de chocolates. Imaginou? Agora, imagina você folhear um catálogo de chocolates e sentir o cheiro do chocolate. Sim, é possível!

Agora me fala: você compraria o chocolate do catálogo com cheiro ou sem cheiro? Provavelmente o marketing olfativo iria te fisgar ali!

Quer um outro exemplo? Você vai imprimir o catálogo de uma grife de bolsas e sapatos e quer que as pessoas sintam a textura do couro. Com o verniz local texturizado também é possível! Assim, o tato e o visual seduzem o consumidor com mais facilidade.

Por isso, sempre que possível, valorize o seu material com acabamentos. Mais que isso, elabore um planejamento estratégico para que o acabamento envolva e seduza o consumidor, além de deixar seu material mais bonito e elegante.

 

Principais Tipos de Acabamentos

Hot-Stamping

O Hot-Stamping é um sistema de impressão que utiliza o calor para transferir a gravura para fita, que pode ser holográfica, metalizada ou colorida, possa aderir ao papel.

 

Verniz Localizado

O verniz localizado ou verniz de reserva, como é conhecido em muitos locais também, é uma camada de verniz aplicada numa determinada área específica do material. Pode ser numa foto, no logotipo ou mesmo em uma única página. O efeito fica muito bonito, pois destaca somente algumas áreas, onde é aplicado geralmente sobre o papel fosco.

 

Corte e Vinco

O corte e vinco é uma técnica para cortes e dobras especias, geralmente utilizado em embalagens, pastas, calendários, sacolas e quaisquer outros materiais que necessitem de cortes e dobras que vão além do reto e linear.

 

Plastificação

A plastificação nada mais é que uma película de plástico transparente que adere totalmente ao papel, proporcionando maior resistência e durabilidade.

 

Laminação ou BOPP

O processo de laminação une o papel à uma lâmina de plástico. A laminação pode ocorrer dos dois lados do papel ou apenas em uma de suas faces. É possível que o acabamento seja brilho, fosco ou com um toque emborrachado (soft touch). A laminação também proporciona maior resistência e durabilidade.

 

Dobra

Para agilizar a produção e obter melhores resultados, a Gráfica Cartex conta com modernos equipamentos de dobra, ideal para jornais, revistas, agendas, folders e informativos.

 

WhatsApp chat