No mundo gráfico é comum ouvir se o material é chapado ou retícula. Mas, você sabe o que é uma retícula?
Pois bem, a retícula nada mais é que um conjunto de pontos que dará a intensidade da cor e criará novas cores por meio do CMYK.
Trabalhamos a retícula com a escala de 0 a 100%, sendo 0 sem retícula alguma e 100% um material chapado. Veja como os meio-tons se formam por meio da escala de retícula:
O ângulo da retícula importa?
O ângulo em que as retículas são gravadas nas matrizes mudam de cor para cor.
Isso acontece para que o preenchimento das cores fique mais uniforme no material e possa criar novas composições de cores através do CMYK, como verde, roxo, laranja etc.
Quando vamos trabalhar uma marca d’água é mais comum deixar a retícula entre 7 e 15%. A variação vai depender da intensidade em que o designer quer a marca d’água e também na qualidade do maquinário da gráfica que irá fazer o impresso, pois o processo da confecção das matrizes pode trazer ganho e perda de pontos, ou seja, aumentar ou diminuir a intensidade dessa marca d’água.
É preciso ficar sempre atento aos ganhos e perdas de pontos quando se usa retícula. Isso não é um defeito nos equipamentos do bureau, da chapa ou das máquinas de impressão e é algo muito comum. Essa perde ou ganho costuma ficar em torno de 5%. Mas se o percentual ficar em 10 ou muito acima disso, aí sim é bom rever os equipamentos e qualidade da chapa, pois isso fica muito acima do esperado e mostra sinal de que algo não está correto.
Então, ao deixar uma marca d’água em seus materiais, verifique com a gráfica o melhor percentual para deixar a retícula do objeto, pois somente a gráfica em que o material for impresso saberá informar se os seus equipamentos demandam alguma necessidade especial para imprimir a marca d’água como no arquivo, nem muito mais forte, nem muito mais fraca.
Ficou com alguma dúvida sobre as retículas para compor o seu trabalho? Fale com a Gráfica Cartex e tire todas as suas dúvidas para imprimirmos um trabalho perfeito!