Você sabia que é possível converter o texto em curvas no InDesign? Pois é, muita gente desconhece que o programa de editoração Adobe InDesign permite fazer isso.
Aqui na Gráfica Cartex, particularmente, preferimos receber o material com as fontes abertas, através do Pacote, como vimos neste post aqui.
Mas se você se sentir mais a vontade em enviar seu arquivo em curvas, fique tranquilo, vamos ensinar tudo!
Por que converter em curvas no InDesign?
Muitas pessoas ficam se perguntando qual a real necessidade de converter um arquivo em curvas, seja ele no Corel Draw, no Illustrator ou mesmo no InDesign.
A resposta é muito simples! Quando o arquivo é enviado sem as fontes usadas ou sem o texto estar em curvas o layout pode ficar completamente desconfigurado.
Se o computador onde o arquivo está sendo aberto for diferente do usado na criação da peça e não contar com as fontes usadas no layout instalado na máquina, então o software se encarregará de mudar a fonte para uma outra qualquer.
Isso pode desconfigurar completamente o arquivo, trazendo diversos tipos de prejuízos, como a necessidade de refazer o arquivo ou até mesmo a impressão do material.
Para não correr este risco vamos mostrar como é fácil converter em curvas no InDesign. Confira:
Transformando em Curvas
Abra o documento que deseja transforma o texto em curvas e selecione a caixa de parágrafo.
Depois, clique em Tipo >> Criar contornos em fonte, ou use simplesmente o atalha Ctrl+Shift+O.
Pronto! Agora é só Salvar Como o arquivo para manter uma cópia editável e enviar seu material para a gráfica! Muito fácil converter em curvas no InDesign, não é mesmo?
Só não se esqueça de conferir para verificar se nenhum texto correu ou se ocorreu algum problema neste sentido.
Você já conhecia essa dica? Comenta aqui se você gostou e o que mais quer ver no Blog da Cartex!
Gostei! Não sabia, e olha que sou macaca velha de Indesign, mas nunca precisei usar esse recurso no programa, só no Illustration. Agora que precisei achei a resposta certeira e simples. Obrigada!