Olá, tudo bem? Se você trabalha com design gráfico já deve ter percebido que um bom computador faz toda a diferença, mas se você está começando nesta área, vamos te passar algumas dicas para evitar alguns perrengues por conta do computador.

Trabalhar com design gráfico requer conhecimento técnico e um investimento relativamente barato, pois basta ter um computador, os programas e internet para começar a se aventurar com os jobs da área.

Para quem está começando, muitas vezes não percebe que o computador a ser utilizado precisa ser bom para ter produtividade, então, o designer usa um computador qualquer, achando que um dispositivo é apenas um capricho para quem atua na área.

No entanto, um bom computador pode fazer total diferença na entrega dos trabalhos, pois não é só a produtividade que aumenta, mas a qualidade do serviço entregue também.

Confira alguns pontos que irão fazer com que você faça um upgrade no seu equipamento:

 

Velocidade

O principal pré requisito de quem vai trabalhar com design gráfico é ter um computador que seja rápido.

Não adianta pegar aquele computador velho que você ficará duas horas para fazer uma pequena edição no Photoshop. Mas, calma! Para tudo tem um jeito!

Para ter um computador rápido é preciso verificar dois itens principais: Processador e Memória RAM. Para quem usa os programas da Adobe, o mínimo recomendado de RAM é 8GB, já o processador, o Intel® Core™ i5 ou equivalente é uma boa escolha.

Se a sua máquina já está equipada com esses recursos e ainda assim você sente que ela é lenta, então o ideal é trocar o HD por um SSD.

É impressionante como essa troca pode tornar um equipamento mediano em uma máquina super rápida.

Na dúvida, procure por um profissional de TI/Informática e verifique as possibilidades de melhoria do seu computador. Nem sempre é necessário comprar um novo dispositivo. Às vezes, com R$ 200 ou menos é possível fazer um upgrade que fará do seu equipamento um verdadeiro avião para trabalhar!

 

Resolução de Tela

De nada adianta ter o melhor computador do mundo se o seu monitor é ruim ou se a placa de vídeo também não é das melhores.

Por isso, se você vai trabalhar com design gráfico, então precisará fazer tratamento de fotos eventualmente. E um bom monitor é imprescindível para isso.

Atualmente, no mercado há monitores de LED IPS, que são excelentes para quem atua nesta área, pois a cor se mantém mesmo olhando para o monitor de ângulos diferentes.

Além disso, um monitor grande também ajuda muito. Por isso, prefira usar computadores desktop ao invés de notebooks.

Não que os computares portáteis não possam ser usados, mas um equipamento desktop traz muito mais vantagens e benefícios, como o tamanho de tela e a ergonomia, que é super importante para manter a produtividade e a saúde de quem opera o computador.

 

Softwares

Instale em seu computador somente aquilo que realmente é necessário.

Você tem algum programa instalado que não usa mais? Então desinstale-o, pois muitos programas instalados e rodando juntos torna a execução do trabalho bem mais lento.

Outro ponto importante é o uso de softwares originais. Pode parecer muito vantajoso o uso de programas pirateados, no entanto, ele pode trazer diversos prejuízos ao seu equipamento, além de ser também (e principalmente, eu diria), ilegal.

Fique atento também ao seu sistema operacional. Se você usa Windows, há programas específicos para o sistema de 32 bits ou 64 bits.

>>> Leia aqui Qual o melhor software para editoração de livros?

 

Windows ou Mac OS?

Se estivéssemos publicando este artigo no começo dos anos 2000, a resposta certamente seria Mac OS. No entanto, nos dias atuais, a resposta é: tanto faz!

Ambos os sistemas hoje em dia dispõem de excelentes recursos, equipamentos e softwares.

Então, escolha o sistema no qual você se sinta mais a vontade de trabalhar, no que cabe no seu bolso e no que possui o software que você necessita para trabalhar.

O Corel Draw, por exemplo, ficou anos sem uma versão para o Mac OS e voltou a ser comercializado recentemente.

 

E você? Gostou das nossas dicas? Deixe aqui o seu comentário!

WhatsApp chat