Olá, tudo bem? Hoje vamos falar de mockup digital!

Se você nunca ouviu falar em mockup, prepare-se, pois isso com certeza irá mudar o seu conceito de apresentação de job para seus clientes.

O mockup é uma palavra que vem do inglês e sua tradução livre significa maquete. Ou seja, é a incorporação do seu projeto disposto em uma peça que pode ser um folder, banner, flyer, embalagens etc.

Essa maquete digital permite ao cliente uma visualização mais próxima do resultado final. Em muitos casos, como embalagens, por exemplo, o mockup faz com que o cliente possa compreender a localização de cada face, bem diferente do arquivo original montado para impressão, onde as faces chegam ficar de cabeça para baixo e, para um leigo, algo totalmente incompreensível. Além disso, dá uma dimensão mais exata de profundidade de toda sua estrutura.

O mockup também é muito útil para montagem de portfólio e pode, muitas vezes, substituir fotos. Veja o exemplo de um folder onde foi feito mockup para apresentar ao cliente e, depois do material, a foto. Compare:

Exemplo de Mockup Digital

Exemplo de Mockup Digital

Acima, temos o exemplo de um mockup, desenvolvido por um cliente para impressão na Gráfica Cartex e abaixo uma foto do material impresso na Gráfica Cartex!

Foto real do produto impresso

Foto real do produto impresso

Para você montar esses mockups digitais não é difícil! Há muitas bibliotecas disponíveis na internet para download gratuito, como o Graphic Burger e o Freepik, por exemplo, onde é possível baixar as imagens em PSD para alterar as camadas que mostram o trabalho do designer.

Enviar o mockup dos seus jobs para seus clientes visualizarem como ficará o produto final é algo simples e muito rápido de se fazer. O resultado é incrível e a valorização do seu serviço é garantido.

Você pode, inclusive, cobrar como um serviço à parte ou oferecer como uma cortesia.

Escrito em 20/03/2018 e atualizado em 22/08/2019

 

WhatsApp chat